segunda-feira, março 12, 2007

Google, o verbo

Uma pausa no divertimento para reflexão. Esta semana indaguei-me sobre o nome deste blog e da forma como a cultura inglesa tende a transformar substantivos em verbos. Este blog, por exemplo, em inglês provavelmente se chamaria "googling" (expressão que retorna 5 milhões de resposta no próprio Google) ou algo parecido.
 
Com um pouco de pesquisa (na Wikipedia), descobri que tamanha popularidade do verbo "google" fez com que dois grandes e respeitados dicionários ingleses (o Oxford e o Merriam-Webster) incluissem no ano passado este verbete à sua lista de expressões.
 
Acredito que qualquer deparamento de marketing ficaria feliz com tal feito. Imagine no Brasil, por exemplo, onde marcas como Nescau, Bombril e Omo são praticamente sinônimos para os seus produtos. Mas não o Google! Em nota publicada em seu blog, a empresa pede que as pessoas parem de utilizar o verbo "google" de forma inadequada para evitar a banalização do verbo, como acontece com outras marcas (exemplo: Xerox). Eles pedem que se evite o uso, por exemplo, da expressão: "Today, I googled on Yahoo for someting".
 
Será que no Brasil pode acontecer a mesma coisa? "Bater um xerox", "bater no google"...

sexta-feira, março 09, 2007

Divertindo-se no Google - Parte 2 - Jogo da Cobra

O "Jogo da Cobra" pode ser jogado apenas com duas pessoas, mas recomendo jogar em grupo. Você vai precisar apenas de um computador/celular/PDA com acesso ao Google. O objetivo do jogo é criar uma frase que o Google consiga encontrar, adicionando uma palavra por vez no final da frase. Por exemplo, alguém começa com "Alegria", o próximo adiciona a palavra "é", e a frase vira "Alegria é"... e assim por diante (sempre utilizando aspas para procurar a frase inteira).
 
Sempre que uma nova palavra é adicionada na frase, deve ser batida no Google, para ver se algum resultado é encontrado. Quando nenhum resultado for encontrado, a pessoa que adicionou a última palavra perde, e tem que pagar um castigo (ordenado pela pessoa que adicionou uma palavra antes). Pode-se opcionalmente jogar com pontos, sendo que a pessoa que errou perde um ponto, e a pessoa antes dela ganha um ponto.
 
Um exemplo de jogo:
  • Artur: "Alegria" (15.200.000 resultados)
  • Bianca: "Alegria é" (1.260.000 resultados)
  • Carlos: "Alegria é poder" (2.200 resultados)
  • Débora: "Alegria é poder compartilhar" (4 resultados)
  • Artur: "Alegria é poder compartilhar este" (nenhum resultado)
Como a frase do Artur não encontrou nenhum resultado, ele deve pagar o castigo da Débora (ou perder ponto e a Débora ganhar ponto, caso estejam jogando com pontos).
 
Para que ninguém possa roubar os jogadores não podem ver o resultado das pesquisas, para que não saibam quais as frases que o Google está encontrando, deve-se redimensionar a janela do navegador ou tapá-la.
 
Este jogo faz parte do livro que encontrei batendo no Google e descrevi em outro post.