segunda-feira, março 12, 2007

Google, o verbo

Uma pausa no divertimento para reflexão. Esta semana indaguei-me sobre o nome deste blog e da forma como a cultura inglesa tende a transformar substantivos em verbos. Este blog, por exemplo, em inglês provavelmente se chamaria "googling" (expressão que retorna 5 milhões de resposta no próprio Google) ou algo parecido.
 
Com um pouco de pesquisa (na Wikipedia), descobri que tamanha popularidade do verbo "google" fez com que dois grandes e respeitados dicionários ingleses (o Oxford e o Merriam-Webster) incluissem no ano passado este verbete à sua lista de expressões.
 
Acredito que qualquer deparamento de marketing ficaria feliz com tal feito. Imagine no Brasil, por exemplo, onde marcas como Nescau, Bombril e Omo são praticamente sinônimos para os seus produtos. Mas não o Google! Em nota publicada em seu blog, a empresa pede que as pessoas parem de utilizar o verbo "google" de forma inadequada para evitar a banalização do verbo, como acontece com outras marcas (exemplo: Xerox). Eles pedem que se evite o uso, por exemplo, da expressão: "Today, I googled on Yahoo for someting".
 
Será que no Brasil pode acontecer a mesma coisa? "Bater um xerox", "bater no google"...

Um comentário:

Unknown disse...

Muito interessante saulito, achei legal o comentário. Seguindo nesta linha ideológica, enriquecer-me-ão muito as informações do blog.