O título deste post é poético, porém curioso. Ontem, em mais um encontro casual de amigos para um singelo churrasco, a pergunta veio à tona: "Por que o céu é azul?".
O primeiro colega a discursar sobre o assunto afirmava que o céu era azul porque os gases que compõem a atmosfera são realmente da cor azulada.
Eu fui o próximo a proferir uma opnião sobre o conhecimento que tinha de que a camada de ozônio agia como uma forma de prisma e que o Sol incidindo sobre ela produziria a cor azul (e outras cores durante o dia).
O papo praticamente morreu por ali, com uma promessa: "Amanhã eu bato no Google". Pois bem, aqui vamos nós.
Procura no Google: "por que o céu é azul?".
O primeiro resultado praticamente confirmava a minha teoria: "A resposta está em como os raios solares interagem com a atmosfera. Quando a luz passa através de um prisma, o espectro é quebrado num arco-íris de cores...". (Ainda existem explicações para o pôr do Sol ser vermelho e as nuvens brancas).
Porém eu não poderia ficar contente com uma explicação encontrada em um site hospedado no GeoCities (!!!), atualizado em 1998 e que ainda não sabe que o "porque" da pergunta se escreve separado!
Minha busca seguiu pelos próximos nove resultados apresentados. Todos têm a mesma explicação (vários até com o mesmo texto) sobre o assunto.
Acabei descobrindo também que o Brasil tem o céu mais azul do mundo.
E que meu amigo pode comprovar em casa com esta simples experiência científica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário